Resumo do Livro Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki

Categories: Blog

A ler SE: está seriamente a pensar em tornar-se rico e já se comprometeu consigo mesmo mas não sabe COMO fazê-lo.
É um excelente ponto de partida.

1) Os ricos não trabalham pelo dinheiro. Um trabalho é uma solução a curto prazo para um problema a longo prazo. Aprenda a utilizar as suas emoções para pensar em vez de pensar com as suas emoções. Liberte-se da ideia que está a trabalhar por dinheiro e em vez disso aprenda a ter o dinheiro a trabalhar para si. Continue a utilizar a cabeça, trabalhe gratuitamente, e rapidamente a sua mente irá mostrar-lhe novas formas de fazer dinheiro. Verá coisas que outras pessoas não vêem.

2) Se quer ser rico, precisa de uma alfabetização financeira. Regra 1 – Tem de se reconhecer a diferença entre um activo e um passivo e comprar activos. É a regra Número Um e é a única regra. Um activo é algo que põe dinheiro no meu bolso. Um passivo é algo que tira dinheiro do meu bolso. A causa principal dos problemas financeiros é a forma como as pessoas escolhem gastar o dinheiro que possuem. As maiores perdas são originadas por oportunidades perdidas. Se um casal põe mais dinheiro na coluna dos activos, os futuros anos serão mais fáceis. Dedique a sua vida a investir mais e a minimizar o passivo. Concentre-se apenas em comprar activos geradores de rendimentos. Concentre-se em manter o passivo e as despesas baixas. A riqueza é a medição do cashflow da coluna dos activos comparada com a coluna das despesas.

3) Qual é o seu negócio? Cuide dos seus negócios. O seu negócio gira em torno da sua coluna de activos, em oposição à sua coluna de rendimentos. Comece a comprar verdadeiros activos. Activos sugeridos para os seus filhos – negócios que não requerem a sua presença, acções, títulos, fundos de investimento, imóveis que geram rendimentos, promissórias, royalties de propriedade intelectual, como música, literatura, patentes.

4) A minha estratégia para os imóveis é começar com pouco, depois trocá-los por imóveis maiores e, portanto, adiar o pagamento dos impostos sobre os ganhos. Isso permite que o seu valor aumente acentuadamente. Os ricos compram os artigos de luxo em ultimo lugar, enquanto os pobres e a classe media tendem a fazê-lo antes. Um luxo verdadeiro é uma recompensa por ter investido e desenvolvido uma coluna de activos.

5) Os ricos não jogam com as mesmas regras; eles criaram a sociedade anónima como veículo para limitar os seus riscos dos activos em cada viagem. Uma sociedade anónima protege os ricos, pois a percentagem do imposto de rendimentos sobre as sociedades anónimas era menor do que as vigentes sobre as pessoas físicas; certas despesas poderiam ser descontadas do rendimento tributável da sociedade anónima.

6) QI Financeiro – sinergia destas quatro áreas de competências:

  1. Contabilidade – alfabetização financeira – a capacidade de ler e perceber demonstrações financeiras. A capacidade de ler números.
  2.  Investimento – ciência do dinheiro que faz dinheiro.
  3.  Compreensão dos Mercados – a ciência da oferta e da procura.
  4.  Lei – conhecimento das vantagens tributárias e protecção oferecida por uma sociedade anónima. Vantagens tributárias – pagar despesas antes de pagar impostos – uma sociedade anónima factura, gasta tudo o que pode e paga imposto sobre o que sobra. As férias podem ser reuniões do Conselho no Havai, prestações de carro, seguros, consertos são despesas da sociedade. A mensalidade do ginásio é uma despesa da sociedade. A maioria das refeições em restaurante pode ser considerada como despesa. As sociedades anónimas estão protegidas contra processos judiciais.

 

7) O dinheiro não é real. Quanto mais real vocês pensarem que o dinheiro é, mais arduamente trabalharão por ele. Se vocês perceberem que o dinheiro não é real, enriquecerão mais depressa. Os ricos ganham dinheiro. Dinheiro é o que nós concordamos que seja. Compre imóveis no escritório do advogado especializado em falências ou nos degraus do tribunal. Compra barato e vende.

8) Dois veículos principais para obter crescimento financeiro: imóveis e acções de pequenas empresas. Se a oportunidade é muito complexa e eu não entendo o investimento, não faço.

9) Divirta-se, aprenda com os seus próprios erros, os vencedores não têm medo de perder.

10) Aprenda e estude relações internacionais.

11) Preocupe-se em aprender mais do que ganha. As capacidades especializadas mais importantes são as vendas e o conhecimento do mercado.

12) Ultrapassar Obstáculos – medo (de perder dinheiro), o fracasso inspira os vencedores e derrota os vencidos, cinismo (os vencedores analisam e vêem o que os críticos não vêem), preguiça (pergunte – como é que posso conseguir isto?), maus hábitos (as nossas vidas são um reflexo dos nossos hábitos mais do que a nossa educação – pague-se a si próprio primeiro), arrogância (é o ego mais a ignorância – começa a educar-se a si próprio).

Author: Manuela Gomes

Numa idade (16) em que muitos adolescentes se preocupam com a roupa com que vestem, com quem vão sair ao fim de semana e qual o Festival de Verão a que vão… foi quando eu iniciei o meu percurso profissional, ao tornar-me Professora de Música. As minhas preocupações giravam à volta de motivar crianças de bairros pobres, com pais presos e histórias dramáticas, a aprender flauta… e a olharem para a sua vida de uma forma mais musical. Saiba mais sobre Manuela Gomes