Como recomeçar? (mesmo com um recorde de projectos incompletos, não tens tempo para te coçar ou já não acreditas em ti)

Categories: Blog,Desenvolvimento Pessoal,Mudança

Ou porque nos divorciámos,

Ou porque a empresa faliu,

Ou porque começámos um novo emprego,

Ou porque mudámos de país ou cidade,

Ou porque nos fartámos do nosso emprego,

Ou… ou… ou.

 

Embora a intensidade da dor de cada uma destas mudanças, varia de pessoa para pessoa, há algo que é comum.

Depois de cada uma destas situações, é sempre preciso recomeçar:

  • Encontrarmos um novo parceiro;
  • Recomeçarmos a nossa nova empresa;
  • Adaptarmo-nos ao novo emprego;
  • Descobrir o novo país ou a nova cidade;
  • Encontrar um novo emprego…

 

Tudo o que enunciei já me aconteceu pessoalmente. E por isso mesmo, tive que recomeçar muitas vezes. Ser uma pessoa que normalmente está em 1001 projectos, também acaba por ajudar 😉

Ultimamente apercebi-me que em todos os meus recomeços bem sucedidos, existem três coisas que foram comuns a todos eles.

Algo a que dei o nome da minha Regra dos 3 F’s. A saber:

  1. foco
  2. foda-se.

 

  1. foco – uma obsessão muito forte com o resultado que queria atingir.  Acordava a pensar nisso, comia a pensar nisso, ia para o wc a pensar nisso, deitava-me a pensar nisso.  Não existiu nada na minha vida que eu tenha conseguido sem ter vivenciado períodos de grande foco. Regra básica.
  2. – interiormente tudo me faz sentido: Deus, o Universo, a Espiritualidade, o shamanismo, os anjos da guarda, é o que for. Acredito em tudo. Em alturas em que estou um pouco mais desesperada, rezo que nem uma louca. e peço ajuda a todos os anjinhos e santinhos. Funciona sempre.
  3. foda-se – para as opiniões dos outros, para as regras e o que eles acham que nós deveríamos fazer. Eu sei, eu sei. Foda-se é uma palavra forte. Se calhar és uma pessoa de ‘caraças’, ‘porra’ ou ‘que se lixe’. Eu escolhi esta para mim. Sou assim. Esta palavra tem uma carga muito forte. Traz a minha verdade sempre ao de cima.

 

E tu?

Tens alguma regra para quando estás a recomeçar?

O que funcionou?

Partilha comigo, vamos falar e ajudar-nos 🙂

 

Author: Manuela Gomes

Numa idade (16) em que muitos adolescentes se preocupam com a roupa com que vestem, com quem vão sair ao fim de semana e qual o Festival de Verão a que vão… foi quando eu iniciei o meu percurso profissional, ao tornar-me Professora de Música. As minhas preocupações giravam à volta de motivar crianças de bairros pobres, com pais presos e histórias dramáticas, a aprender flauta… e a olharem para a sua vida de uma forma mais musical. Saiba mais sobre Manuela Gomes